"AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR TEMAS SOBRE CUIDADOS COM A PELE, CUIDADOS COM OS CABELOS E COM VOCÊ DE UMA FORMA HOLÍSTICA COM PRODUTOS NATURAIS."

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Co- Wash Recria a Beleza Natural Dos Cabelos

Co- Wash

Olá!
Eu estava com saudades!
Como você esta?
Lembra do meu primeiro artigo, aqui no blog, que escrevi, sobre parar de usar produtos químicos  nos cabelos, pele e tudo o mais para recriar a beleza de forma natural, usando assim, produtos o mais natural possível?
Eu estou me mantendo  firme neste processo e olha que esta muito show tudo. Estou aprendendo tanto sobre os produtos naturais e sobre os produtos químicos que  compõem os  shampoos, condicionadores entre outros. Meus cabelos estão ficando mais saudáveis e bonitos, minha pele do rosto esta mais clara, as manchas estão desaparecendo aos poucos, com mais facilidade do que antes com o uso de ácidos.  Maravilha, viva, viva!!!

 Vou explicar as técnicas, procedimentos e os produtos que estou usando nos meus cabelos, certo?

Uma observação antes de irmos adiante, para que entenda  melhor. Os shampoos e condicionadores, a maioria deles, contém produtos químicos em suas formulas como o sulfato de sódio( sodium laureth sulfate) silicones, parabenos e petrolatos que prejudicam a pele e os cabelos por serem insoluvéis em água. O uso diário, faz com que estes produtos se  acumulem nos cabelos e os deixam bonitos por um tempo, mas depois danificam e deixam os cabelos ressecados, porosos e nada saudáveis.  O que eu quero nos meus cabelos, é produtos naturais e saudáveis que tratem dos cabelos, enquanto lavo, hidrato, deixando os mais belos a cada dia. Isso é conseguido com o uso das técnicas abaixo e de produtos naturais e com vitaminas.

- O sulfato  tem a função de fazer a espuma do shampoo, esta em grande quantidade no frasco do shampoo, o sulfato agride a pele  e resseca os cabelos, mas não tem nenhum beneficio para tratar os cabelos.
OBS: O sulfato pode ser substituído pelas técnicas noo poo, low-poo e co-wash


- O silicone ou óleo mineral que são  insoluvéis em água como: Cetearyl Methicone, Cetyl Dimethicone, Dimethicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone. Eles não tem nehuma propriedade benéfica aos cabelos, apenas sela os fios, deixando-os sem friz, porém com o uso contínuo, o silicone  se acumula nos fios  de cabelos e impede que os cabelos recebam a hidratação de que necessitam, fazendo com que com os cabelos fiquem ressecados e nada saudáveis.  Imagino, que se você esta lendo isto, sabe do que estou falando, já percebeu isso em seus cabelos. Óleo mineral, mineral vem da pedra, logo se usar silicone de máquina nos cabelos é a mesma coisa, não tem  nenhum produto que trate dos cabelos para deixá-los saudáveis.

OBS: Os silicones ou óleo mineral podem ser substituídos por óleos vegetais, tais como: azeite de oliva, óleo de girasol, óleo de coco natural, óleo de abacate, óleo de amendoas doce etc...esses óleos vegetais  tem propriedades que cuidam dos cabelos e deixam os cabelos  lindos e saudáveis.

-Os parabenos são conservantes, os mais comum deles encontrados  em shampoos e produtos de higiene são: metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno, butilparabeno e isobutylparabeno. Estes produtos são responsáveis por conservar os produtos, matam as bactérias para que não estraguem os cosméticos. Mas isso faz com que os parabenos provoquem dermatites na pele e podem interferir no processo hormonal, desencadeado pelo aumento dos níveis de estrogênio que é causado pela reação dos parabenos na pele. 

OBS: Os parabenos podem ser substituídos por óleos essenciais, tais como: óleo essencial de mirra, alecrim, salvia, melaleuca, cravo, limão, etc...esses óleos essenciais podem ser potencializados com óleos vegetais puros, que tratam os cabelos e cuidam da saúde e beleza dos fios.

- Os petrolatos são derivados do petróleo, já imaginou passar petróleo nos cabelos? Os petrolatos  vem nas composições químicas dos shampoos, condicionadores e produtos cosméticos com nomes como:  Óleo Mineral, Vaselina, Parafina Líquida, Petrolatum, Petróleo Liquefeito, Mineral Oil, Óleo de Parafina. Os petrolatos não hidratam os cabelos, não tem nehum benefício, apenas dão uma maquiada  nos cabelos, como já falei em outros artigos, deixando os cabelos bonitos por um curto período de tempo, depois os petrolatos se acumulam nos fios de cabelos ressecando-os, deixam  com frizz,  sem vitalidade e beleza.

OBS: Os petrolatos podem ser substituídos por umectação com óleo vegetal puro. Vou fazer a postagem sobre isso, aguarde.

Estes produtos acima são insoluvéis em água, com o uso quase que diário  se acumulam nos fios de cabelos, causam danos como o friz, ressecamento, porosidade dos cabelos, queda, etc.  Eles até deixam os cabelos bonitos por um tempo, agem como  uma maquiagem, mas depois, fazem o efeito inverso.

Os cabelos se tornam dependentes de mais produtos  químicos para reparar os danos, porém nada resolve. Mas esta não é a solução, pelo menos para mim não. Gosto e quero o que trate dos meus cabelos e os deixe saudáveis e bonitos e isso estou conseguindo com esta técnicas e produtos naturais.

Algumas pessoas usam o shampoo antiresiduo, para retirar  estes produtos químicos, porém este shampoo, não pode ser usado com frequência,  por desbotar a cor dos cabelos tingidos e por abrir demais as escamas dos fios de cabelos, fazendo com que  eles fiquem porosos  e assim as hidratações feitas não entram nos fios, porque as escamas não fecham.

Muito chato tudo isso, mas, tudo em solução nesta vida. E pra quem como eu, quer cuidar dos cabelos, da pele e tudo o mais, de forma natural e com produtos que agreguem vida e saúde aos cabelos  e pele, então vamos as técnicas  do processo de recriar a beleza natural.


Os Procedimentos de Recrie a Beleza Natural dos Cabelos

Noo Poo

noo poo

É não utilizar shampoo.
Neste caso, lavei a cabeça uma semana com bicarbonato de sódio e água, enxaguei e lavei com  vinagre de maça e água e enxaguei novamente. Só isso, o bicarbonato limpa o couro cabeludo e os cabelos, o vinagre de maça deixa os cabelos macios e brilhanntes. Nem eu acreditava no resultado até fazer e ver que é maravilhoso, os cabelos se renovam mesmo.
Ultimamente, estou a fazer isso uma vez ou 2 na semana.

Low- Poo

low poo

É a aplicação de shampoo uma vez por semana ou a cada 15 dias. A diferença aqui, é o uso de shampoo sem sulfato. Eu fiz meu próprio shampoo, ensinei uma receita  nos posts anteriores e logo, logo ensinarei mais receitas de shampoo natural.
Eu uso este shampoo natural 1 vez por semana.

Co- Wash

co wash

É a técnica de lavar os cabelos com condicionador.
Quem disse que precisa fazer espuma para limpar os cabelos?
Existem condicionadores livres dos produtos acima insoluvéis em água, que são bem naturais. Com isso é possível lavar os cabelos usando somente condicionador e quantas vezes ao dia quiser. O condicionador é capaz de limpar o couro cabeludo e os fios de cabelos sem agredir e deixando os cabelos saudável e lindos. Já ensinei como fazer esta técnica nas postagens anteriores.
Eu faço isso a maior parte dos dias,  moro num local quente e como estava com os cabelos ressecados, faço co-wash  todos os dias ou quase todos. Meus cabelos estão cada vez mais saudavéis e macios e se adaptando a este novo processo de recriar a beleza natural.

OBS: Estas técnicas são destinadas a pessoas que sofrem com os cabelos ressecados, danificados, com queda, porosos e com frizz. E também, para quem quiser usar e se beneficiar de produtos que sejam o mais naturais possíveis para  a saúde e  beleza dos cabelos.

Essas técnicas são muito utilizada pelas americanas e foi amplamente  divulgado através do livro “Curly Girl”, escrito por Lorraine Massey.


A minha dificuldade tem sido encontrar condicionadores que sejam livres de silicones insolúves  em água, nem derivados de petroleo, os petrolatos, para evitar que se acumulem nos fios.

Os condicionadores liberados para fazer co-wash são os que tem em sua formulação ativos como babosa, ceramidas, pantenol, mateiga de karitê, óleo de oliva etc. Estes produtos tratam dos cabelos  enquanto agem na limpeza dos fios e hidratam devolvendo a vitalidade aos fios de cabelos.
Além de todas estas técnicas, estou fazendo a hidratção com o polivitaminico que fiz esta postagem aqui, para devolver as vitaminas que os cabelos precisam e necessitam e umectação que vou falar numa outra postagem.

Vou citar  listas das composições químicas, escritas nos rótulos dos condicionadores, para saber o que pode ser usado e o que não pode ser usado nestas técnicas, conforme explicado acima.

Silicones Solúveis em água e liberados para o uso destas técnicas como, co-wash

Dimethicone Copolyol
Hydrolyzed Wheat Protein Hydroxypropyl Polysiloxane
Lauryl methicone copolyol
Amodimethicone (e) Trideceth-12 ou 6 (e) Cetrimonium Chloride, é importante observar a presença dos 3 ingredientes na mesma composição e eles não precisam estar escritos sem sequência.
PEG-33 (e) PEG-8 Dimethicone (e) PEG-14, presentes na mesma fórmula, não precisam estar em sequência.
Adicionados à lista abaixo pela pesquisa da Dai (fonte)! Todos Solúveis
PEG-7 Amodimethicone
Dimethicone PEG-8 Phosphate
Ammonium Dimethicone PEG-7 Sulfate
Dimethicone PEG-8 Adipate,
Dimethicone PEG-8 Benzoate,
Dimethicone PEG-7 Phosphate,
Dimethicone PEG-10 Phosphate,
Dimethicone PEG/PPG-20/23 Benzoate,
Dimethicone PEG/PPG-7/4 Phosphate,
Dimethicone PEG/PPG-12/4 Phosphate,
PEG-3 Dimethicone,
PEG-7 Dimethicone,
PEG-8 Dimethicone,
PEG-9 Dimethicone,
PEG-10 Dimethicone,
PEG-12 Dimethicone,
PEG-14 Dimethicone,
PEG-17 Dimethicone,
PEG/PPG-3/10 Dimethicone,
PEG/PPG-4/12 Dimethicone,
PEG/PPG-6/11 Dimethicone,
PEG/PPG-8/14 Dimethicone,
PEG/PPG-14/4 Dimethicone,
PEG/PPG-15/15 Dimethicone,
PEG/PPG-16/2 Dimethicone,
PEG/PPG-17/18 Dimethicone,
PEG/PPG-18/18 Dimethicone,
PEG/PPG-19/19 Dimethicone,
PEG/PPG-20/6 Dimethicone,
PEG/PPG-20/15 Dimethicone,
PEG/PPG-20/20 Dimethicone,
PEG/PPG-20/23 Dimethicone,
PEG/PPG-20/29 Dimethicone,
PEG/PPG-22/23 Dimethicone,
PEG/PPG-22/24 Dimethicone,
PEG/PPG-23/6 Dimethicone,
PEG/PPG-25/25 Dimethicone,
PEG/PPG-27/27 Dimethicone,
Methylchloroisothiazolinone

NÃO solúveis em água, não liberados para o uso destas técnicas

Amodimethicone (insolúvel em água se sozinho)
Cetearyl methicone
Cetyl Dimethicone
Cyclomethicone
Cyclopentasiloxane
Dimethicone (presente na maioria tem dos cosméticos)
Dimethiconol
Stearyl Dimethicone
Trimethylsilylamodimethicone
Simethicone
Polydimethylsiloxane
Methicone
Phenyl Trimethicone* - adicionado à lista pela pesquisa da Lina!
Dimethylpolysiloxane* - adicionado à lista pela pesquisa da Ana Júlia!

É recomendado não usar os derivados de petróleo. Não liberados para o uso destas técnicas

Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Vaselina

Imagino, que se você chegou até aqui é porque deseja fazer o uso destas técnicas e entrar neste processo de recriar sua beleza de forma natural, mas neste momento, deve estar se sentindo perdida. Eu também fiquei, mas, já, já, você consegue saber o que é necessário para ir dando seus primeiros passos e depois é só seguir em frente.

Para ficar mais fácil, vou deixar aqui ,o nome de 4 condicionadores liberados para co-wash, assim, você pode dar início ou continuidade ao seu processo de recriar a beleza natural dos seus cabelos.

4 Condicionadores liberados para Co-wash

1 Yamasterol, este é o ideal, a dificuldade é encontrar.

2 Garnier Fructis Oleo de reparação ( frasco verde escuro). Tem que dar uma procurada, proque agora foi substituído pelo amarelo, mas este não é liberado.



3 Elseve Colágeno 


4 Surya de guaraná e melão

A composição química que tem nos rótulos dos  condicionadores. estou aprendendo a ler, se você quer se beneficiar dessas técnicas, aprenda a ler os rótulos. Verifique se na composição tem os produtos liberados para o uso das técnicas, como o Co-wash.


Produto liberado para co-wash
 Condicionador Phitoervas de Bétula, pantenol,e Vitamina A

Pessoal, é isto, este artigo foi longo, mas esta bem agradável a leitura e bem explicado. Espero que você goste, se você, assim como eu, esta buscando por tudo o que é mais natural e que trate dos cabelos, da pele e do Ser como Um Todo, de forma  natural e holística, então, não perde a oportunidade. Faz a sua diferença, recrie sua beleza natural. 
 Fique atenta as novidades aqui do blog.

Beijo grande!!!
Paz e luz!
Idinéia Romitti
Terapeuta Renascedora, Mestre Reiki e Coach de Vida

Conheça meu outro blog, o Recrie-se  o site  de Coach e meus trabalhos pela internet e presenciais, acesse:

Curso de Reiki pela internet. Acesse a 5 Dimensão  com a Energia Reiki

http://idineia.blogspot.com.br/p/reiki.html

http://idineia.blogspot.com.br/





2 comentários:

  1. Tudo bem?
    Faz mais de um ano que faço co wash, e meu cabelo está na sua melhor forma. Bem hidratado com balanço e sempre limpo! Acho o shampoo totalmente dispensável!

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone!
    Tudo bem! Obrigada por seu comentário, é muito importante para mim e para todos, saber os resultados fantásticos como o seu.
    Compartilho com você e com todos aqui, que os meus cabelos, também estão mais limpos, saudáveis e lindos, apesar de apenas poucos meses.Assim como você, Simone, para mim o shampoo já é dipensável.

    ResponderExcluir